LAURA_ AkiÓ->Tea_Trucke, Londres, U.K.

2018

“Residencia” /Ação/ Performance

Click AkiÓ registro performance ->

Esta Performance surgiu de uma residência intensiva de 15 dias apoiada pela Ugly Duck’s, Londres, Reino Unido.

A Performance explora a ascensão global de grupos de extrema direita, que levaram o Reino Unido a votar no BREXIT.

Dando sequência ao projeto  LAURA_ AkiÓ-> foodi truke->popcorn, LAURA_ AkiÓ->, andou pelas ruas de Londres recolhendo objetos descartados pela população para construir seu “Tea_Trucke”.

Seu novo foodi truke, serviu como meio e cenário de sua performance. Foi a partir desta coleção, uma espécie de arqueologia do esquálido, que a artista questiona quanto os resíduos produzidos por uma cidade, estão imbuídos de aspectos culturais e históricos de seus habitantes.

Pelas relações pessoais estabelecidas em sua caminhada pela cidade, e com a ressignificação do lixo, a artista estabelece uma co-produção com a população da cidade.

Esta co-produção permeia não só a construção do “Tea_Trucke” mas também a performance por si só.

O “roteiro aberto” é um exemplo disso, funcionando como uma linha orientadora para o desenvolvimento da performance, servindo como um estímulo, para um diálogo engajado, entre  a artista e os habitantes de Londres que passam por LAURA_AkiÓ-> e seu ” Tea_Trucke “.

Acreditando que o momento presente está permeado por ansiedade, e medo, LAURA _ AkiÓ -> propõe a mudança de um tradicional  hábito inglês – o consumo de chá preto.

O chá preto apresenta algumas substâncias estimulantes como a cafeína. Sugerindo um momento de descanso, conversa e reflexão, a figura oferece nas ruas de Londres seu chá “colorido” feito com:

Camomila -> para relaxar

Chá verde -> para digerir, e

Menta ->para refrescar .

As imagens exibidas aqui foram tiradas por Lara Proctor

A performance acontecia nas ruas de Londres durante a exposição

“(H) AKT” -Ugly Duck.

 Durante “(H) AKT”, estava sendo exibido  o “Tea_Trucke”, uma cópia do “roteiro aberto”, e o vídeo LAURA_ AkiÓ->.

Este vídeo foi feito partir da compilação de diferentes registros que mostram o deslocamento de LAURA_ AkiÓ->  nas ruas do Brasil, Alemanha, Coréia do Sul e Reino Unido.

Graças a um sistema inventado pelo artista, anexado em seu chapéu, que se assemelha aos registros obtidos por uma câmera Gopro. A artista registrou não apenas a busca por objetos descartados , mas também a reação e a relação dos pedestres quando se depararam com sua figura.

Essa ação acaba assumindo um caráter de performatividade que, a partir dos registros, nos mostra reações caracterizadas por olhares assustados, felizes, duvidosos e espantados de pessoas que passam por LAURA_ AkiÓ->. ___________________________________________________________________________